2018 2022 2024

DIA 15/12

 

 NOITE 

 LOCAL PINACOTECA DO CEARÁ

18h30-20h

Sentir o voo de um pássaro
Com Graciela Iturbide, mediação de Rosely Nakagawa

Nesta conversa com a curadora Rosely Nakagawa, a fotógrafa mexicana Graciela Iturbide compartilha sua visão poética sobre a fotografia como uma linguagem que entrelaça emoções, histórias e conexões, criando imagens que transcendem a documentação e expressam a alma das culturas, paisagens e relações humanas. Com relatos de suas vivências, Graciela nos convida a enxergar o mundo com sensibilidade, força e empatia. 

Graciela Iturbide é conhecida por suas imagens em preto e branco, retratando mulheres, pássaros e paisagens com força e beleza. Em 1979 publicou ‘Juchitán de las Mujeres’, um livro de fotografias que marca sua dedicação às causas feministas. Iturbide fotografou o deserto mexicano e outros países, como Cuba, Panamá, Índia, Argentina e Estados Unidos. Nascida em 1942, estudou cinema e foi influenciada pelo aclamado fotógrafo Manuel Álvarez Bravo. Recebeu vários prêmios, incluindo o Hasselblad e o Prêmio William. Klein. Recebeu a Medalha de Ouro de Belas Artes do México e a condecoração Oficial da Ordem das Artes e Letras da República Francesa.

Rosely Nakagawa nasceu em São Paulo em 1954. Em 1977 se formou em arquitetura e se deformou em fotografia e museologia em 1979. Em 1979 criou a primeira galeria de Fotografia do Brasil, a Galeria FOTOPTICA com Thomaz Farkas, onde atuou até 1987, ano em que realizou a primeira exposição de artes visuais no recém criado espaço do SESC Pompéia em 1987. De 1996 a 2004, coordenou a Casa da Fotografia FUJI. Foi curadora das galerias Fnac Brasil de 2004 a 2010. Como curadora independente em fotografia, realizou mostras e edições de livros de fotógrafos brasileiros e estrangeiros. Como comissária e curadora de artes visuais atuou como curadora nas exposições de artistas como Fabrizio Plessi, Aldemir Martins, Candido Portinari e com acervos de Museus Instituições Brasileiras como Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea, MAM SP, SESC SP, IMS, Biblioteca Guita e José Mindlin, Instituto de Estudos Brasileiros, Instituto Socioambiental, Museu da Cultura Cearense Dragão do Mar e Associação VIDEOBRASIL. Trabalha com museus e galerias no exterior. Desde 2017, é consultora da SECULT Ceará na arquitetura interna dos equipamentos da RECE e, desde 2021, está na direção do Centro Cultural do Cariri.