O FESTIVAL

O que ocorre quando, depois de tocarmos o fundo do abismo, insistimos em imaginar um tempo luminoso? O que acontece quando organizamos a raiva e a dor para seguirmos em luta? Como apostar na alegria pode ser uma estratégia cotidiana de afirmação da vida? De que forma os sonhos erguem o mundo?

A segunda edição do Fotofestival SOLAR ocorre de 7 a 11 de dezembro, em Fortaleza, Ceará, Brasil. Estaremos juntes para cultivar e celebrar o encontro, o abraço, o pensamento, o diálogo, a alegria e o sonho. 

Teremos uma ampla programação gratuita na Estação das Artes, na Pinacoteca do Ceará, no Centro de Design e no Museu da Imagem e do Som do Ceará, instituições da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com o Instituto Mirante.


UMA TERRA ENSOLARADA 

É comum dizer que o Ceará é a “Terra da Luz”. O termo deve-se ao pioneirismo na abolição das pessoas escravizadas no Brasil e pode ser associado, ainda, à luminosidade do território, símbolo potente que faz da luz um caminho de expressão artística, de construção de memória e de transformação social. Com importante patrimônio histórico e cultural, o Ceará é terra de fotógrafos, fotógrafas e de artistas visuais que tornam a região um lugar propício para a realização do Fotofestival SOLAR. 


PLATAFORMA DE EXPERIMENTAÇÕES

Discutindo questões urgentes para os nossos tempos, o SOLAR é uma plataforma experimental de diálogo entre a fotografia e outras linguagens artísticas e campos do conhecimento.? 

A primeira edição do SOLAR ocorreu em dezembro de 2018 e reuniu fotógrafos, pesquisadores, curadores, artistas e o público em geral em momentos de profunda reflexão sobre os tempos vertiginosos que atravessamos. Além de atividades de formação, apresentação de portfólios, projeções e debates, o SOLAR contou com cinco exposições em diferentes espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.? 

A segunda edição, que ocorreria em dezembro de 2020, foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. Ainda assim, nesse intervalo, o SOLAR esteve presente na Bienal Internacional do Livro do Ceará, em 2019. Em 2021, articulou a itinerância da exposição Terra em Transe, com curadoria de Diógenes Moura, para o Museu Afro Brasil, em São Paulo, onde recebeu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA de melhor Exposição de Fotografia do ano. 

 

 

QUANDO
7 A 11 DE DEZEMBRO DE 2022
ONDE
ESTAÇÃO DAS ARTES: 
PINACOTECA
CENTRO DE DESIGN
GARE
MIS - MUSEU DA IMAGEM 
E DO SOM DO CEARÁ