MIRAGEM // AUTORES CEARENSES

Fortaleza, 17 de outubro de 2018.

 

O Fotofestival SOLAR convida autores cearenses, ou residentes no Ceará há mais de dois anos, a enviarem projetos fotográficos para compor a exposição MIRAGEM, que ocorrerá no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. Esta convocatória busca mapear a produção contemporânea do Ceará, tanto abordagens documentais da fotografia como discursos experimentais. As inscrições devem ser realizadas no período de 17 a 31 de outubro de 2018.

O SOLAR faz parte de um plano estratégico de fortalecimento da cultura e das artes por meio da Fotografia, conduzido pela Secretaria de Cultura do Ceará e pelo Instituto Dragão do Mar.

 

1. DO OBJETO


A MIRAGEM é um fenômeno ótico que ocorre em dias ensolarados e quentes, induzindo o observador a perceber uma imagem a partir do intenso contato da luz com outra superfície. Não se trata de uma “alucinação” de quem vê, e sim de uma refração: o desvio dos raios do sol em contato com o mundo produz uma imagem. O fenômeno também é conhecido como “espelhismo” e pode até ser fotografado.

Na contemporaneidade, o fotógrafo é um colecionador de miragens: um criador de “reflexos” cheios de intenções que, simultaneamente, investiga o real que tenta espelhar. Perceber a miragem seria uma estratégia de antecipar outro mundo possível em contato com o atual? A miragem transita entre o presente, o futuro e a esperança? Ou é apenas uma ilusão? 

Nesta convocatória, o Fotofestival SOLAR busca perceber o que é possível enxergar sob a ação intempestiva das transformações sociais que ora parecem se abrir às liberdades, ora caminham rumo ao fascismo. Quais as imagens formadas a partir da observação dos turbulentos tempos que atravessamos? 

A exposição MIRAGEM reunirá as interpretações que os fotógrafos têm dos fenômenos sociais da atualidade. Nesta convocatória, serão selecionados projetos que refletem sobre questões políticas e poéticas, revelando histórias visuais que passam tanto pelas micronarrativas como pelas amplas construções sobre as relações humanas em diferentes cenários sociais, culturais e tecnológicos. A convocatória é aberta à apresentação de ensaios fotográficos e a outras propostas artísticas que tenham conexão com a fotografia. 

 

2. DAS INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO


2.1. A convocatória é aberta a autores cearenses, ou residentes no Ceará há pelo menos dois anos, que tenham um projeto fotográfico dentro do tema proposto. Os autores podem participar de forma individual ou reunidos em um coletivo artístico.

2.2. As inscrições deverão ser realizadas no período de 17 de outubro a 31 de outubro. Não serão aceitas inscrições fora do prazo. 

2.2. A convocatória é aberta à apresentação de ensaios fotográficos e a outras propostas artísticas pautadas na relação da fotografia com outras linguagens visuais, sonoras e poéticas, tais como a literatura, a pintura, a música e o cinema.

2.3. Os projetos serão avaliados por uma comissão que selecionará aqueles que se destacam pela originalidade e coerência com o tema da convocatória. A proposta poderá ser selecionada na íntegra ou parcialmente. 

2.4. Cada autor ou grupo pode apresentar até duas propostas. Apenas uma proposta será selecionada.

2.5. A participação nesta convocatória é gratuita. O Fotofestival SOLAR se responsabilizará pelos custos de produção e execução da exposição MIRAGEM. Os autores selecionados não receberão nenhum pagamento.  

 

3. COMO PARTICIPAR


As inscrições devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail miragem.fotofestivalsolar@gmail.com. Cada proposta deve ser enviada separadamente em um e-mail. Os candidatos devem enviar os seguintes itens:

3.1. Ficha de inscrição* em PDF contendo os seguintes dados: 

Nome completo, nome artístico, data de nascimento, endereço residencial, endereço de e-mail, website (se tiver), telefone;
Biografia com até 1.000 (mil) caracteres;
Descrição do projeto com até 1.000 (mil) caracteres.

*A ficha de inscrição está disponível para download no site do Fotofestival SOLAR. 

3.2. Na proposta enviada por e-mail o candidato deve incluir os seguintes itens de acordo com a categoria a ser aplicada:

3.2.1 Fotografia:

Ensaio fotográfico que tenha entre 10 (dez) e 15 (quinze) imagens, numeradas sequencialmente e com o nome do autor no arquivo (exemplo: Luiz_Silva01). O número de imagens selecionadas não necessariamente corresponderá ao número de imagens enviadas.

Texto explicativo do ensaio fotográfico (máximo de 1000 caracteres).

3.2.2 Multimídia

Arquivo audiovisual com o projeto e as características da montagem ou um link para um arquivo on-line que apresente suas características de visualização e montagem.

Texto explicativo do trabalho multimídia (máximo de 1000 caracteres)

3.2.3. Sobre as especificações técnicas:

Imagens: Todos os arquivos devem ser enviados em formato JPEG no tamanho 1500px em seu lado maior.

Vídeos: todos os arquivos devem ter dimensões entre 1920 × 1080 e 1280 × 769 nos seguintes formatos de arquivo: MOV, AVI ou MP4.

Áudio: Todos os arquivos devem ser entregues em 16 bits / 44,1 kHz nos formatos WAV ou MP3.

Textos: Todos os arquivos devem ser enviados em formato .DOC e .PDF.

 

4. SELEÇÃO


4.1. A comissão de seleção avaliará todos os projetos enviados. Serão selecionados até 20 (vinte) autores que apontam uma visão reflexiva e aprofundada sobre o tema proposto. O número de imagens selecionadas não necessariamente corresponderá ao número de imagens enviadas. A comissão de seleção poderá adequar a quantidade de fotos e a montagem de acordo com a curadoria e a expografia. 

 

5. DO RESULTADO


5.1. O resultado da seleção será divulgado no site do Fotofestival SOLAR até o dia 10 de novembro de 2018.

5.2. O autor que for selecionado será comunicado através de um e-mail contendo todas as informações sobre o envio dos arquivos, sob sua responsabilidade, que serão impressos pela organização do SOLAR. O prazo de entrega do arquivo pronto para impressão será de até 72 horas após a publicação do resultado. Caso o autor não envie no prazo estabelecido, suas fotos não farão parte da exposição.

5.3. Os autores que forem selecionados com projetos multimídia serão contactados pela organização do Fotofestival SOLAR para acordar a montagem e a exibição a partir das características da obra e do espaço expositivo

5.4. Os autores selecionados deverão enviar,  no mesmo e-mail com os arquivos para impressão, uma “Autorização de Uso de Obra Artística” assinada e digitalizada, que será encaminhada aos selecionados pela organização do Fotofestival. Sem essa autorização, o projeto fotográfico não constará na exposição.

 

6. DA EXPOSIÇÃO DOS PROJETOS SELECIONADAS


6.1. Os projetos selecionados integrarão a exposição MIRAGEM, do Fotofestival SOLAR, cuja semana de abertura ocorrerá entre os dias 5 e 9 de dezembro de 2018, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Essa mostra poderá ser apresentada também em outras cidades, no período de dois anos. Em função da melhor adequação ao espaço expositivo, algumas montagens poderão ter fotos diferentes da mostra apresentada originalmente no SOLAR, podendo ter um número maior ou menor de imagens.

6.2. O Fotofestival SOLAR se responsabilizará pelos custos de produção e execução da exposição. Os autores selecionados não receberão nenhum pagamento.  

 

7. DA DIVULGAÇÃO


7.1. As imagens selecionadas poderão ser veiculadas nas estratégias de divulgação e comunicação do Fotofestival SOLAR (site, catálogo, convite, assessoria de imprensa e mídias sociais), sem que tragam nenhum tipo de ônus para a organização.

 

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS


8.1. A autoria das fotos é de responsabilidade exclusiva do selecionado, que exime a organização do Fotofestival SOLAR  de qualquer reclamação ou ação de direito autoral por terceiros.

8.2. É de responsabilidade exclusiva do inscrito a regularização de toda e qualquer questão concernente ao direito de uso de imagem das pessoas retratadas.

8.3. O ato de inscrição no processo seletivo implica a aceitação de todas as condições estipuladas no presente Edital.

8.4. As imagens e demais arquivos deverão cumprir todas as exigências do presente Edital, sob pena de desclassificação.

8.5. Os casos omissos relativos a este Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção, juntamente com a organização do Fotofestival SOLAR.

8.6. As fotos selecionadas que serão impressas poderão, após o período da exposição ou itinerância:

a. ser retiradas com a organização do Fotofestival SOLAR, no local em que estiverem;

b. ser destruídas ou doadas para o acervo do Fotofestival SOLAR.

Caberá ao autor indicar sua opção.

 

Fique atento às atualizações do Fotofestival SOLAR 

Esperamos vê-lo em Fortaleza no Ceará durante a
semana de abertura do SOLAR de 5 a 9 de dezembro de 2018