OFICINAS

ZINE VS ZINE, com Grupo Lombada
8 de dezembro de 2022, das 9h30 às 17h30 (1h de intervalo)
Carga horária de 7h
Estação das Artes

 

O Zine vs Zine, com iniciativa do Grupo Lombada, faz parte da  faz parte da programação do Fotofestival Solar em parceria com o Festival Imaginária  e vai receber participantes que trabalharão coletivamente na criação de fotozines a serem finalizados e impressos  durante a oficina. Os participantes terão trocas com convidados do meio artístico e absoluta liberdade criativa, bem como estarão livres para escolhas de formato e acabamentos gráficos de sua publicação.

O evento é aberto a qualquer pessoa, detentora de um conjunto de imagens de sua autoria ou imagens de arquivo com direito de uso, interessada em ter contato com os processos de criação de um fotozine e na dinâmica de edição coletiva, tendo todos os participantes como coautores, trabalhando juntos na construção de uma única obra.

Lombada é um grupo voltado à criação e edição de trabalhos que dialogam com o universo da imagem. Seu propósito é estreitar laços, promovendo e fomentando trocas acerca de suas referências e obras, para tornar os processos e as produções mais potentes e menos solitários. Nesta dinâmica será representado por Nathalia Bertazi.

Nathalia Bertazi

Artista visual, editora e educadora, bacharel em Letras e Fotografia, pós-graduada em Curadoria com ênfase em Arte e Engajamento Social. Idealizadora do projeto Soslaios, focado nos processos do fazer fotográfico como meio de elaboração do sentir e cofundadora do coletivo Lombada. Como membro do Lombada, seu foco é atuar como espelho inteligente entre autor e leitor, contribuindo na edição dos projetos, coordenação editorial e conceito gráfico.

 

Selecionados

Aline Silva Nobre / CE
Beatriz Almeida Batista / CE
Bruno Morais / BA
Carliane de Menezes Sousa / CE
Everson dos Santos de Andrade / RN
Everson Eustaquio Verdião / PE
Helton Oliveira da Silva / CE
Jessica Lourença da Silva / CE
Juliana lima Oliveira / CE
Keiny Andrade / SP
Levi dos Santos Porto / CE
Luiza Possamai Kons / PR
Marcella de Oliveira Elias / CE
Raque Reine Areias Gandra / RJ
Ricardo Tokugawa / SP
Tatiana Maria de Aguiar Tavares / CE
Valdimere Pereira de Souza / SP
Veronica Mitroi FR


COLEÇÃO PARA O FUTURO: memória, delírio e ficção, com FrestaLab
7,8,10 /dez, de 9h30 às 13h
9 /dez , de 9h30 às 11h30

Carga horária de 14h
Estação das Artes

 

Coleção para o futuro: memória, delírio e ficção, coordenada pelo FrestaLab, propõe um espaço para o pensar e o fazer coletivo, abrindo caminhos para a concretização de uma publicação impressa. A oficina faz parte da programação do Fotofestival Solar em parceria com o Festival Imaginária_

Qual sua coleção para o futuro? Partindo dessa pergunta, o Fresta Lab. convida para, juntes, pensarmos nossa relação com a memória, com os futuros e passados possíveis, com os delírios cotidianos e os componentes ficcionais de toda narrativa sobre o mundo. Tomando os acervos pessoais e os trabalhos em processo des participantes, teceremos juntes no LAB IMAGINÁRIA_ um fotolivro que seja fruto das misturas, das fabulações e de tudo que há de inesperado nas potências dos encontros. 

Arquivos íntimos, coletivos, obras inacabadas, ajuntamentos visuais, palavras, texturas: se o fotolivro aqui é, em si, dispositivo e superfície de produção de sentidos, desejamos uma jornada de trabalho coletivo que evoque pensamento onírico, fabulação e possibilidade de mergulho - para dentro e para fora.

Fresta Lab é um selo de narrativas visuais. Dedica-se a edição de publicações e realização de projetos fotográficos e audiovisuais no universo dos arquivos imagéticos pessoais e coletivos. O selo é desenvolvido por Dayane Araújo, Felipe Camilo e Marília Oliveira em Fortaleza, Ceará, Brasil.

 

Selecionados

Adriano Augusto de Barros / SP
Beatriz Almeida Batista / CE
Brenda Freitas da Silva / MA
Caio Carlos de Oliveira Queiroz / CE
Clarisse Nascimento Vasconcelos / CE
Eduardo Rabelo Gomes / CE
Maria Tatiane de Sousa Freitas / CE
Micaela de Menezes Santos / CE
Paula Fernanda Giordano do Couto / BA
Rafael Vilarouca Peixoto Correia / CE
Rômulo Silveira Monte / CE
Sid de Sousa Maia / CE
Thiago Anastácio Oliveira / CE


FOTO E PALAVRA, ESCRITAS E FANTASMAS, com Paulo Fehlauer
9 /dez, 9h30 às 11h30
10 /dez, 9h30 às 12h30 

Carga horária de 12h
Estação das Artes
30 vagas


A oficina Foto e palavra, escritas e fantasmas, ministrada por Paulo Fehlauer,  faz parte da programação do Fotofestival Solar em parceria com o Festival Imaginária_ 

Uma oficina de escrita literária inspirada por fotografias e fantasmas; uma oficina de fotografia autoral inspirada pela literatura. A partir da observação, leitura e discussão de obras que se colocam nesse lugar movediço e da realização de experimentos de criação e edição em texto e imagem, os participantes irão desenvolver uma escrita atravessada pela fotografia e uma fotografia atravessada pelo texto. 

Paulo Fehlauer é jornalista, escritor e artista visual. Doutorando em Teoria e História Literária na Unicamp, é mestre em Estudos Literários pela Unifesp, com especialização em Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz. É fundador do Coletivo Garapa, com uma trajetória artística que passa por instituições como MASP, MAM-SP, MIS-SP e IMS. Vencedor do VI Prêmio Cepe Nacional de Literatura em 2021 com o romance Extremo Oeste, publicado em 2022 pela Cepe Editora. 

 

Selecionados

Antônio de Pádua Nunes Arruda dos Santos / CE
Everson dos Santos de Andrade / RN
Fernanda Costa Pereira / CE
Jamille Jacinto Queiroz / CE
Jéssika Monteiro / RN
João Pedro Evangelista de Oliveira / RN
José Nicolas Albuquerque de Oliveira Bastos / CE
Joubert de Albuquerque Arrais ( Joubert Arrais) / AL
Juliana Lima Oliveira / CE
Leonardo zingano netto / CE
Li Vasc / PB
Nívia Uchôa / CE
Raphael Maia Soares Gonçalves / CE
Renata Rodrigues / CE
Tayanara Sousa Andrade / CE
Tibico Brasil / CE
Vinícius Costa Lima de Oliveira / CE


OLHOS DE VER, MAS COM QUE OLHOS? - vivência com Miguel Chikaoka
8/dez, de 9h30 às 13h
9/dez, de 9h30 às 11h30
10/dez, de 9h30 às 12h30

Carga horária: 9h30
Moura Brasil

 

A vivência Olhos de ver, mas com que olhos? - com Miguel Chikaoka, faz parte da programação do Solar FotoFestival 2022 e propõem exercitar a construção de um ambiente coletivo e plural, irrigado por atividades de fazeres manuais e rodas de conversa. Um convite para experimentar conexões entre o tempo-espaço dos lugares de afeto. 

Miguel Chikaoka, Belém-PA. Engenheiro eletrotécnico graduado pela Universidade de Campinas, iniciou na fotografia em Nancy, na França, onde morou entre 1976 a 1979. A partir de 1980 instala-se em Belém do Pará, onde se engaja como fotógrafo nos movimentos políticos e culturais emergentes na região.  Produziu reportagens e documentários para o Jornais “Movimento” e “Resistência” da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos.

Foi colaborador da Agencia F4 e integrou o corpo editorial das Revistas “Cuíra” da Universidade Popular de Belém do Pará e “Gibi” com a Agência Emaús. Trabalhou com o Movimento Nacional de Meninos e Meninos de Rua e a Unicef na realização de um documentário sobre a Realidade da Criança e do Adolescente no Interior da Amazônia. Em 1984 idealizou e coordenou o projeto “FotoAtiva”, um programa de fomento ao ensino, pesquisa e difusão da atividade fotográfica na região. Estuda e experimenta metodologias com dispositivos inovadores.  Dirige a Agência Kamara Kó Fotografias, da qual é sócio fundador e trabalha com reportagens e documentários com foco nas cenas da Amazônia.


CÍRCULOS DE MEMÓRIA E PERVERSÃO, Com Rodrigo Masina Pinheiro
9/dez, das 9:30 às 11h30
10/dez, das 9:30 às 13h30

Carga horária de 6h
Estação das Artes 

 

A aulamestra Círculos de Memória e Perversão, coordenada por Rodrigo Masina Pinheiro, faz parte da programação do Fotofestival Solar em parceria com o Festival Imaginária.

Círculos de Memória e Perversão é uma aulamestra que quer imaginar infâncias livres. A aula é construída para estimular a descontinuidade e a transgressão visual. Um espaço seguro para fotógrafes e artistas criarem novos vocabulários. As alunas são convidadas a contribuir, com confissões e imagens, para a cartografia das aulas, culminando em um mapa (multi)biográfico. Através de um número cada vez maior de trabalhos em fotografia e cinema, tentamos compreender como se constroem autobiografias dissidentes. Como conseguimos conceber nossa história apesar dos regimes heterossexistas, das subjetividades encarceradas e dos diversos processos de mutilação narrativa. Todes são bem-vindes.

Rodrigo Masina Pinheiro (1987) é ume artista visual nascide e criade entre Vila da Penha e Inhaúma, no Rio de Janeiro. Utiliza diversos meios em seu trabalho, como curtas-metragens, ensaios e fotografia. Sua série intitulada GH, Gal e Hiroshima, feita em colaboração com a artista Gal Cipreste Marinelli, é atualmente umas das 10 finalistas ao prêmio Louis Roederer Discovery Award no Les Rencontres d’Arles 2022 e foi indicada para o prêmio principal do Gomma Photography Grant. Em 2021, foi premiade com o PH MUSEUM of Photography 2021, com Gal Cipreste Marinelli, e selecionade para o Prêmio Pierre Verger, Bahia, e para o X Diário Contemporâneo de Fotografia com a série Não leve flores. Em abril de 2018, seu livro de artista Tornaras teve um lançamento especial na SP-Arte/Foto, ganhando vários prêmios no mesmo ano, incluindo Melhor Portfólio no Festival Fotorio Resiste, Melhor Portfólio no Ateliê da Imagem e um dos sete destaques do ano no Festival ZUM, organizado pelo Instituto Moreira Salles e pela Revista ZUM. O livro também esteve na Paris Photo 2018, no estande da Editora Madalena. Junto com Ton Zaranza e Rochelle Guimarães, Rodrigo fundou a editora independente Chorona, dedicada à fotografia e literatura.

 

Selecionados

Antônio Custódio dos Santos Neto / CE
Brenda Freitas da Silva / CE
Camila de Araújo Carrilho / CE
Celina Guerra Diógenes / CE
Clicia Weyne / CE
Eduardo Regino / CE
Elisa Maria Pacheco Costa / CE
Emrah Kartal / CE
Glícia Gadelha / CE
João Batista de Sousa / CE
Jonas Campos Moura / CE
José Lucas Torres de Oliveira / DF
Josias de Andrade Santos / BA
Leônidas de Oliveira Silva / CE
Luiza Kons / PR
Marcella de Oliveira Elias / CE
Márcio Primo de Araújo Citó Júnior / CE
Mônica Maria de Mesquita Matos / CE
Nathalia Bertazi / SP
Paula Lima / RN
Pedro Lacerda / DF
Pedro Vieira / CE
Raphael Maia Soares Gonçalves / CE
Raylton Zaranza Pereira / CE
Ricardo Tokugawa / SP
Sergio Klisman do Nascimento Moura / CE
Valdimere Pereira de Souza / SP


SE ABY WARBURG DANÇASSE UM FREE JAZZ, Com Daniele Queiroz
9/dez, de 14h30 às 17h30
Carga horária de 3h
Estação das Artes 

 

A oficina Se Aby Warburg dançasse um free jazz, coordenada por Daniele Queiroz faz parte da programação do Fotofestival Solar em parceria com o Festival Imaginária_ 

Se Aby Warburg dançasse um free jazz é uma oficina ministrada por Daniele Queiroz e se propõe a discutir imagem como ficção a partir do pensamento de Aby Warburg sobre constelações de imagens, a noção de fabulação crítica da pesquisadora e escritora Saidiya Hartman e as noções de experimentação e performance advindas do jazz.

Daniele Queiroz (1986) é artista, educadora e pesquisadora. É mestre em Representações e Imaginários pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde também se graduou. Atualmente trabalha como curadora-assistente de fotografia contemporânea no Instituto Moreira Salles. É fundadora do projeto “A história é outra”, plataforma que abarca estudos curatoriais e práticas artísticas no campo da fotografia, olhando para corpos dissidentes que foram excluídos da historiografia oficial. É cocuradora da exposição “Constelações latinas: encontros em fotolivros” na IMAGINÁRIA_Festa do Fotolivro, assim como da exposição “Realidade e corrosão: fotolivros japoneses contemporâneos” no Instituto Moreira Salles. Atuou na equipe curatorial da exposição "Daido Moriyama, uma retrospectiva", “Palavras Cruzadas”, de Miguel Rio Branco, assim como no acompanhamento curatorial dos vencedores da Bolsa ZUM desde 2020.

 

Selecionados

Andrea Cristina Silva / MG
Bernardo Vitor Dantas de Carvalho / PE
Darwin Marinho de Assis / CE
Diego Hernandez de Lima / SP
Larissa Baia Balbuena / CE
Li Vasc / PB
Márcio Primo de Araújo Citó Júnior / MG
Maurício Pokemon / PI
Marden Cardoso Sousa / CE
Natália de Lima Rocha / CE
Pablo Pinheiro / RN
Rubens Venâncio / CE
Valdimere Pereira de Souza / SP


ATO CRIATIVO E PENSAMENTO CRÍTICO, Com Alexandre Sequeira
8, 9 e 10 de dezembro, de 10h às 12h - Carga horária de 6h/aula
Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) - Avenida Barão de Studart, 410 - Fortaleza (CE
*Curso para pessoas selecionadas na convocatória HORIZONTES DESEJANTES 

 

Os encontros buscam promovera troca de experiências entre os participantes acerca do gesto criador no campo da Fotografia. A atividade pretende contribuir para um melhor entendimento das bases que sustentam processos criativos desenvolvidos pelos participantes, e de possíveis formas de lidar com as questões que eles suscitam. Ressalta-se o caráter dialógico do encontro onde a troca de experiências busca produzir um pensamento crítico de práticas que vem sendo desenvolvidas em diferentes contextos da criação fotográfica.

Sobre Alexandre Sequeira

Belém-PA. Artista visual, Doutor em Arte pela UFMG e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPa. Desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteridade social, tendo participado de Encontros de Fotografia, Seminários e Exposições no Brasil e exterior. Tem obras no acervo do Museu da UFPa, Espaço Cultural Casa das 11 Janelas, Coleção Pirelli/MASP, Museu de Arte do Rio/MAR, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul/MACRS, Museu da Fotografia/CE, Coleção de Fotografia da Associação Brasileira de Arte Contemporânea/ABAC e Biblioteca Nacional da França/Bnf.

 

Selecionados

Ana Mundim
AMORFAS
Beatriz Benitez
Beto Skeff
Dayane Araújo
Diana Medina 
Fernanda Siebra
Fernando Maia da Cunha
Fernando Jorge
Gregório Souza
Guilherme Freire
Gustavo Costa
Leo Silva
Luciana Rodrigues
Negro Sousa
Nicolas Gondim
Nivando Bezerra
Régis Amora
Rubens Venâncio
Ruy Cézar Campos
Thais Mesquita
Tiago Pedro
Ozeias Araújo
Valdir Machado Neto
Wallison Azevedo
Yuri Juatama


CLUBE DO FOTOLIVRO, com Andressa Cerqueira
11/12, de 13h às 17h
Carga horária de 4h
Estação das Artes

 

O Clube do Fotolivro, com iniciativa de Andressa Cerqueira,  faz parte da programação do Fotofestival Solar em parceria com o Festival Imaginária_. A oficina propõe que os participantes apresentem seus bonecos (ou maquetes) de uma publicação em processo. A proposta é  abrir uma discussão coletiva entre os participantes e pessoas interessadas, trazendo a oportunidade de uma intensa troca de ideias e sugestões nessa importante etapa da produção de um livro.

 

Andressa Cerqueira é pesquisadora e editora de livros fotográficos. Concluiu o bacharelado em fotografia em 2013 pelo Centro Universitário Senac. Em 2014 começou a trabalhar no Estúdio Madalena, onde por quatro anos fez a curadoria de títulos para Livraria Madalena, e a partir de 2017 passou a fazer a produção e coordenação editorial para a Editora Madalena. Desde 2020, realiza pesquisa e catalogação de livros fotográficos para a Base de dados de livros de fotografia. Também é criadora do projeto Histórias nem tão reais, que publicou quatro fotolivros: Um dia seremos famosos e nada disso vai importar (2018), Um dia seremos famosos (2018), Intimidade Miojo - Sam Terri (2017) e Matrioska - Ella A. (2013).

 

Selecionados

Antonia Marília dos Santos Oliveira / CE
Antônio Leonardo de Sousa Reis / CE
Francisco Nivando Bezerra / CE
Keiny Andrade / SP
Marcella de Oliveira Elias / CE
Maria Lucia Eiko Hatanaka / SP
Régis Luiz Câmara Amora / CE
Valdimere Pereira de Souza / SP